Sobre

a publicidade global

Com o Cannes Lions  2015 acontecendo, já podemos ver alguns dos ganhadores dessa edição do Festival Internacional de Criatividade. Essa edição tem mostrado mais do que nunca a importância da publicidade para mídia e vice-versa, com trabalhos vencedores que demonstram o melhor dessa união.

O ganhador na categoria Cyber foi a campanha composta pelo spot de TV “I Will What I Want”, produzido pela Droga5 e estrelando a modelo Gisele Bundchen para a marca Under Armour. O comercial teve um link com a experiência online na qual as pessoas podiam assim como Gisele no comercial interagir enquanto comentários de redes sociais passavam ao seu redor.

O comercial ganhou visibilidade por mostrar a modelo treinando com um saco de pancadas, enquanto criticas feita contra ela apareciam ao fundo.  Os jurados elogiaram não só a execução como também a coragem no uso da tecnologia, destacando que na visão deles não havia como escolher outro vencedor.

Já na categoria Rádio, o vencedor foi o spot “The Berlin Wall of Sound – The Most Unbearable Radio Ad”, do Soundcloud, um vencedor no mínimo incomum por diversos motivos. Primeiro pela natureza da obra que faz uso de sons como marchas e discursos ditatoriais, segundo pela duração de sete minutos e meio, o mesmo tempo que leva para o som percorrer os 155 kms de comprimento do muro de Berlim.

Enquanto a faixa passava ela ia formando o centro e corpo do muro de Berlim em si em conjunto com a imagem do mesmo, além de anotações que apareciam a cada momento mostrando as experiências passadas pelos sobreviventes que conseguiram atravessar o muro.

O spot ainda foi alinhado a marca pois a sede do Soundclound fica nos arredores da onde o muro ficava, além de ser importante para mostrar a importância de se lembrar as tragédias do passado e a capacidade do rádio e do áudio em geral de tocar as pessoas.