Publicitários, pausa para um cafezinho?

Um dos setores mais fortes no que se refere à pausa para o cafezinho é o da publicidade e propaganda. Os publicitários são conhecidos trabalhar horas e horas a fio, varando a madrugada e tudo mais. Isso faz parte do dia a dia das agências de propaganda. De São Paulo, passando por Nava York e chegando até Tóquio. Em todo o mundo é assim. Parece, e é, muito mais transpiração do que inspiração.

Os cafés fazem parte do sistema de defesa da propaganda, eles são parte integrante da dinâmica de trabalho. Obviamente isso se estende por outros setores, mas com os publicitários a relação é mais do que especial. Por isso, as agências, como política de recursos humanos, tem investido cada vez mais em cafés de qualidade para os funcionários, bem na pegada das gigantes de tecnologia que mimam os empregados de toda forma quanto possível. Nesse sentido, os cafés especiais estão com tudo e não estão pra prosa.

A moda agora são os clube de assinatura de café, eles estão com tudo. Entre os funcionários é um movimento que pegou de vez, diz um dos sócios de uma empresa de marketing digital, Jeferson Coimbra: “Aqui na agência, que tem mais de 150 colaboradores, quase 80% das pessoas tem algum tipo de assinatura de café gourmet. É incrível como isso se tornou quase uma obrigatoriedade aqui”, afirma brincando. Por isso, as agências de propaganda entraram na jogada e tem feito de tudo. Eles assinam clube de café gourmet de todo tipo, de muitas variedades, do mundo todo.

Mas o que está por trás disso tudo? Ah, agora sim. Finalmente, a pegadinha, a agenda dos cafés gourmet. Eles fazem as pessoas ficarem mais tempo trabalhando. Muito mais tempo. Segundo estudos de importantes universidades, o coffee effect, como tem sido chamado, é única e exclusivamente responsável por uma extensão de uma hora, uma hora!!!, a mais no dia a dia de trabalho. Trata-se de uma aumento, de 8%, só baseado nos cafés especiais. É incrível o efeito que eles tem sobre estes profissionais. Mas será que isso vai durar? Será que todos ficarão com insônia? Quais são os efeitos negativos dessa onda?

Segundo especialistas em política de trabalho e recursos humanos as agências devem fazer um tracking de toda este aumento de carga de trabalho porque podem haver consequências no longo prazo. Por outro lado, outros dizem que a carga horária do setor já é altíssima e que o café só traz benefícios, como o aumento da energia e tal. Enfim, uma pausa para o cafezinho?

clube de assinatura de café especial

 

Comments Off on Publicitários, pausa para um cafezinho?