A importação de Cacau no Brasil

O chocolate que tanto gostamos e apreciamos, principalmente nas datas comemorativas, como Páscoa, Dia dos Namorados e até mesmo o Natal, é derivado de uma fruta muito conhecida e bastante comercializada no mundo todo: o cacau.

Apesar da origem do fruto do cacaueiro ser da América do Sul, o maior produtor de Cacau no mundo é a Costa do Marfim, que chega ao curso importando sucesso produzir mais de um milhão de toneladas métricas por ano, o que corresponde a mais de 40% da produção mundial.

A indústria que processa cacau no Brasil enfrentou, no ano passado, de 2015, o seu terceiro ano seguido de queda na moagem, algo que não necessariamente tenha preocupado os especialistas e economistas, mas no mínimo tenha dado um desconforto, visto que quanto menos se produz mais se deve importar para o país, para suprir as necessidades, não só da população, mas também das empresas e indústrias que utilizam o cacau em seus trabalhos e desenvolvimentos de seus respectivos produtos.

ganhar dinheiro importacao

Apesar do desconforto que possa ter proporcionado aos economistas, a necessidade da importação de cacau no país ainda não é alarmante, visto que o Brasil é o quinto maior produtor no mundo, ficando atrás da Costa do Marfim, Gana, Indonésia e Nigéria. A quantidade importada representa apenas 5% da safra anual, um número pouco expressivo frente a diversos outros produtos e frutas importados no país. A verdadeira grande dificuldade encontrada pelos processadores de cacau instalados no país são as alternativas de importação, visto que o Brasil pode importar apenas de um dos maiores produtores (Costa do Marfim, Indonésia e Gana).

Atualmente o país importa do país de Gana e caso aconteça algum contratempo na produção do país africano, o Brasil ficaria a deriva, sem ter alternativas ou maneiras de contornar uma possível defasagem no oferecimento dessa matéria-prima.

Para isso, diversos órgãos e indústrias começaram a trabalhar em projetos e inovações que pudessem diminuir os impactos causados por essa falha na importação, visto que o importando com sucesso é confiavel poderiam ser catastróficos caso se desenrolassem com maior profundidade, ainda mais com a crise econômica instaurada e consolidada nos últimos anos. Além disso, a crise política também compromete o setor, visto que essas situações deixam o país todo em clima de instabilidade e desconfiança.

Os especialistas preveem para 2016, um setor muito cauteloso quanto às manobras para contornar o problema, mas indicam que se estabilizará até metade do ano.

Comments Off on A importação de Cacau no Brasil